http://www.meebo.com/rooms

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aprenda a bloquear e notificar spammers do Windows Live Messenger

Existe uma forma de spam que age através do Windows Live Messenger. Um robô vasculha a Internet em busca de endereços de e-mail que potencialmente sejam Windows Live IDs (todos @hotmail.com, todos @live.com e alguns outros, desde que registados  pelos seus donos), e em geral os encontra, seja em sites, blogs do Live Spaces, listas de e-mails comercializadas ilegalmente, e por aí vai.
Em posse desses endereços, começam a disparar convites, feitos por robôs, na esperança de que algum usuário ingénuo o aceite. Quem faz isso, abre as portas para que os spammers ajam das mais variadas formas, como capturando endereços da lista de contactos, disseminando vírus para seus amigos, criando o caos.
A melhor forma de se precaver é cortando o mal pela raiz. No contexto, significa não aceitar esses contactos maliciosos. Essa tarefa requer atenção, já que não é exactamente fácil identificar um spammer. De quebra, além de recusá-lo, existe uma forma de notificar a Microsoft sobre a existência desse "ser".
Veja, abaixo, um exemplo :
Convite Suspeito hummmm

Spammers costumam usar endereços de e-mail sem sentido e longos, isso porque eles não os criam manualmente, utilizam-se de scripts autómatos para essa tarefa ingrata. Os perfis, exibidos ao clicar no link Exibir perfil, no topo da janela, são bem característicos, e não apresentam informação alguma, sequer imagem de exibição. Veja na imagem:

Perfil típico de usuário falso no Windows Live. 

Identificado o spammer, é preciso não só ignorá-lo, mas também bloqueá-lo e avisar à Microsoft sobre suas acções. O procedimento é bem fácil . Na janela do convite (primeira imagem do post), marque a opção Não, obrigado. Feito isso, as duas imediatamente abaixo dessas serão liberadas. São elas: Bloquear convites desta pessoa, o que o livra de futuros aborrecimentos causados por esse mesmo spammer, e Relatar esta pessoa também como remetente de spam.


Uma tela de confirmação surge após o clique no botão OK. Clique em Sim, e o trabalho estará feito.


1 comentário: