http://www.meebo.com/rooms

sábado, 6 de novembro de 2010

Ginseng para conhecimento Geral


Durante a dinastia Han (de 206 aC a 24 dC), um texto médico foi escrito sobre uma planta chamada sheng. Ulteriormente, a planta ficou conhecida como "Jen Sheng, a raíz celestial" ou "ginseng", que significa literalmente "erva-humana", pois a forma da raíz é semalhante a uma figura humana. Em 1883, o género Panax foi adicionado ao nome (do gr. pan - tudo e axos - cura).
O ginseng é uma erva aromática com um pequeno rizoma subterrâneo associado à sua raíz branca. O sistema de raízes desta planta consiste na raíz principal e suas ramificações. A parte da planta acima do solo é constituída por um pedúnculo de 30 a 70 cm de altura que morre anualmente. O ginseng produz pequenos bagos vermelhos. A planta brota de novo dois anos após, atinge a maturidade cinco anos depois e no sexto ano é então colhida.
As diferentes espécies de ginseng são membros do género Panax, da família Araliaceae. São comercializadas as espécies Panax ginseng (nativo da China, mas actualmente cultivado na Rússia, Coreia do Sul e Japão), Panax quiquefolius (norte americano), Panax japonicus (ginseng japonês), Panax notoginseng, Panax elegantior (ginseng-pérola), Panax pseudoginseng (ginseng dos Himalaias) e Panax zingiberensis. Plantas similares no aspecto e atributos têm sido referidas também como "ginseng", tais como o ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus ou eleuthero), o ginseng brasileiro (Pfaffia pniculata) e outras.
Nos últimos 30 anos o ginseng adquiriu um importante novo nicho de mercado, no entanto esta planta é comercializada à pelo menos 5000 anos. Porquê este interesse súbito no ginseng? Têm-se ultimamente associado esta planta a importantes efeitos medicinais - o ginseng tem um alargado campo de acção. Não é de admirar que esta planta medicinal conhecida à tanto tempo no oriente comece a ganhar popularidade no ocidente, particularmente nas indústrias farmacêuticas e alimentares!

O Ginseng é utilizado para melhorar o stress e o cansaço, pois tem propriedades adaptogénicas.

Estas propriedades parecem estar associadas à melhoria do bem-estar e ao aumento da aptidão em lidar com os factores stressantes (ambientais, fisiológicos e emocionais). 
Além disso, outros efeitos derivados do Ginseng, são a redução da susceptibilidade às doenças e também a diminuição dos danos causados por tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.

Das diversas substâncias contidas nos extractos de Ginseng, as principais são as chamadas ginsenosídos. 
Estes compostos possuem uma estrutura semelhante a certas hormonas que o nosso organismo produz, e as suas acções podem advir de uma ligação com receptores para essas hormonas.
Essas acções, por sua vez, afectam diversos sistemas do nosso corpo, incluindo o estímulo à libertação de certas hormonas reguladoras e a activação da produção de proteínas e colesterol. 

Os estudos já realizados sugerem que o Ginseng pode ajudar a reduzir os níveis de uma substância chamada cortisol em pacientes com diabetes, e ajuda a elevar esses níveis nos pacientes sem diabetes.
Isso é importante, porque uma das acções do cortisol é elevar a taxa de glicose no sangue, o que é prejudicial principalmente aos diabéticos.
Acredita-se também que algumas das substâncias encontradas no ginseng melhoram a aprendizagem e a memória, tendo também um efeito sedativo e de redução da pressão arterial.

Outro grupo de compostos, teria ainda acções estimulantes sobre o sistema nervoso.

Os estudos realizados com o Ginseng têm mostrado que os benefícios deste fitoterapêutico dependem da dose diária tomada.
Provou-se, por exemplo, que a toma de pequenas doses leva ao aumento da pressão arterial, enquanto a toma de grandes doses ajuda a reduzir a pressão. 

O Ginseng tem efeitos benéficos para os pacientes que são submetidos à quimioterapia, ao ajudar a reduzir a perda de peso e a estabilizar o sistema imune, ajudando assim a proteger o organismo de alguns efeitos colaterais desses tratamentos.

Nota : O Ginseng é usado em outros tratamentos não mencionados acima
Nota : Texto retirados da Internet
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário